how to build your own website for free

PEDRAS ROLANTES

- TEATRO DE RUA, Público Geral - 

Criação em parceria com a Equipa Regional do Programa Educativo da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas


O Homo Erctus resulta do desenvolvimento de novas capacidades exigidas pela natureza, entre elas a necessidade de permanecer junto à água, onde começa a pescar, enquanto outros da sua espécie o esperam com uma fogueira a arder, para cozinhar os peixes que serão a sua refeição. É aqui que se começa a sublinhar a importância de trabalhar para o bem comum. A subsistência da espécie deixa de estar centrada no indivíduo e passa a depender do esforço colectivo. Descobre o potencial do fogo para a sua proteção e segurança, começando a criar hábitos de reunião em volta deste elemento tão místico. De forma a saciar a sua fome, opta por realizar caçadas em grupo, o que lhe permite uma subsistência mais consistente e um crescimento conjunto que o leva a viver em comunidades cada vez mais organizadas e complexas. A descoberta do Poder do Fogo, a organização da vida em grupos, a transição para começar a andar de pé e o consequente desenvolvimento de capacidades relacionadas com a alimentação, agricultura, pecuária e sobrevivência, a necessidade de construção de abrigo, protecção e vestuário mais adequados às novas necessidades e o desenvolvimento de novas ferramentas (físicas, intelectuais e pedagógicas) fazem deste Homo Erectus um grande passo ao encontro do Homem que somos hoje.


O Escutismo é o maior movimento mundial de educação não formal de jovens, baseado na adesão voluntária dos seus membros, acessível a todos, não político e independente, e tendo em vista a construção de um mundo melhor. A sua principal finalidade é contribuir para a educação dos jovens através de um sistema de auto-educação progressiva baseado num sistema de valores. Mais que Pedras Rolantes, procura que cada indivíduo possa ser uma verdadeira Pedra Angular, que pode deixar marca para um mundo melhor...e assim serem pessoas ainda mais felizes!

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA 

Diz Darwin que antes de andarmos de um lado para o outro de nariz colado ao ecrã do computador ou telefone, éramos livres e vivíamos na selva, rodeados de outras espécies de símios. No entanto, a nossa ânsia de descobrir, de saber e de inventar é tão antiga como nós próprios, e foi essa vontade de descobrir que nos incentivou a evoluir de homo erectus ao homo sapiens que somos hoje. Mas afinal, de onde viemos? E até onde vamos? Venham daí e descubram connosco!


Criação: AtrapalhArte Interpretação: Élio Ferreira, Tiago Santos e Cristóvão Carvalheiro 

Duração: 45 minutos Classificação: M4

REQUISITOS TÉCNICOS Espaço: 5 x 5 Som: disponibilizado pela companhia 

EQUIPA DE TRABALHO AtrapalhArte: 3 elementos



MORADA
Avenida Fernando Namora, 157 5º Dto | 3030-185 Coimbra


CONTACTOS
Produção - 912 097 195 | atrapalharte@atrapalharte.pt

Serviço Educativo - 915 696 862  | turmas@atrapalharte.pt

Agradecemos a sua mensagem!