build a website

ESTÁS AÍ, PIPOCA?


- Teatro para Bebés, Creche e Pré-escolar -



A educação na creche e no pré-escolar é de extrema importância para a vida das crianças, já que através dela poderão desenvolver diversas capacidades, como a sociabilidade, autonomia, linguagem, exploração do corpo, brincar, jogar em conjunto com os seus pares, aos quais o educador deve estar atento. Deverão também através das atividades desenvolver o nível cognitivo, afetivo, social e emocional. 

No entanto, há que ter em atenção o tipo de atividades planeadas porque a capacidade de atenção das crianças é reduzida e não podemos esquecer que o seu papel deve ser de destaque e bastante ativo no seu desenvolvimento: criar propostas educativas diversificadas é um dos obstáculos que os educadores têm de ultrapassar para conseguir proporcionar aprendizagens significativas às crianças. E através da arte, é possível trabalhar e desenvolver a criatividade, já que esta desempenha um papel vital na educação da criança.

Os mais pequenos têm uma forma própria de ver a arte, diferente da do adulto. Para a criança, a arte é algo através do qual pode mostrar como se sente, como pensa e como se vê. Deste modo, é importante que as crianças tenham liberdade para se exprimirem livremente, sem oposição ou crítica, para que o possam fazer sem limitações. Através do teatro, a criança irá conseguir estimular a imaginação, observação e raciocínio e também mostrar a sua emoção, sentimento e sensações, ajudando-a na formação da sua personalidade. O teatro torna-se algo que pode constituir o equilíbrio necessário entre o intelecto e as emoções das crianças, tornando-se um apoio para elas, embora muitas vezes de um modo inconsciente.

Assim, este espetáculo permite que os mais novos se conheçam, sonhem e imaginem, enquanto acalma e relaxa. Tem como objetivo o desenvolvimento e aprendizagem da criança a vários níveis: possibilita a imaginação e a observação do mundo real, fazendo comparações entre eles. E tudo isto facilita a expressão e a comunicação, já que a criança irá conseguir representar o que pensa e o que sente oralmente, o que irá também enriquecer também o seu vocabulário, a memória e a sua capacidade de atenção.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA 

Inspirado nas histórias do "Bolinha", este espetáculo sensorial é uma autêntica aventura num mundo mágico de música, luz e cor. Interativo, desenvolve a atenção e a concentração das crianças e as suas capacidades afetivas e cognitivas. Proporciona momentos de bem estar e fantasia, estimulando a concentração enquanto permite aos bebés aprender a imaginar!


Texto Original e Encenação: AtrapalhArte

Interpretação: Paulo Ribeiro e Tânia Catarino

Cartaz: Cristóvão Carvalheiro Duração: 60 minutos Classificação: M 3

REQUISITOS TÉCNICOS Espaço: 5 x 5 Som: disponibilizado pela companhia 

EQUIPA DE TRABALHO AtrapalhArte: 2 atores


No final do espetáculo será possível aos professores tirar fotos às crianças com o cenário e elenco.



MORADA
Travessa Vale do Rosal, Lote7 1º Esq
3040-321 Coimbra, Portugal


CONTACTOS
Produção - 912 097 195 | atrapalharte@atrapalharte.pt

Serviço Educativo - 915 696 862  | turmas@atrapalharte.pt

Agradecemos a sua mensagem!