bootstrap template

FABULASTICO

- 2º Ciclo e Público Geral -

As fábulas de Esopo e La Fontaine são recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 5.º ano de escolaridade.



As fábulas tiveram origem no Oriente com assírios e babilónios, mas foi Esopo, escravo da Grécia antiga que viveu no século VI a.C., que as desenvolveu. O francês Jean de La Fontaine foi um grande divulgador das fábulas de Esopo, reescrevendo-as para fins educativos e caracterizando as personagens de acordo com suas aparências. Tratam-se de contos literários curtos, em que os personagens são animais com características humanas (como falar), muito presentes na literatura infantil. Dotadas de um caráter educativo, fazem a analogia entre o quotidiano humano e as histórias das personagens, com uma moral apresentada no fim da narrativa. Sabiam que a origem da palavra "fábula" vem do verbo "fabulare", significa narrar ou falar? É daí que surge o atual verbo "falar" em português!


Das centenas de Fábulas existentes, dubruçamo-nos sobre quatro: A Lebre e a Tartaruga, O Velho, o Rapaz e o Burro, A Cigarra e a Formiga e A Galinha dos Ovos de Ouro. Sempre com o registo cómico a que a AtrapalhArte já habituou o público!



[ESTREIA EM JULHO 2020]

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.



Inspirado em fábulas de Esopo, La Fontaine 

Dramaturgia: Susana Rodrigues Encenação: Cristóvão Carvalheiro 

Interpretação: Bruno Alves, Joana Gomes e Tiago Santos

Cartaz: Cristóvão Carvalheiro Duração: 50 minutos Classificação: M 3

REQUISITOS TÉCNICOS Espaço: 6,50 x 6,50 metros | Som: disponibilizado pela companhia 

EQUIPA DE TRABALHO AtrapalhArte: 3 atores


No final do espetáculo, haverá uma sessão de esclarecimento que permite aos alunos colocarem questões e esclarecerem dúvidas acerca da obra ou da peça que viram. Também será possível aos professores tirar fotos às turmas com o cenário e elenco.




MORADA

Rua Feliciano de Castilho, nº 111B, 3º Esquerdo 3030-325 Coimbra

CONTACTOS
Produção e Espetáculos - 912 097 195 | atrapalharte@atrapalharte.pt

Turmas e Oficinas de Teatro - 915 696 862  | turmas@atrapalharte.pt

Agradecemos a sua mensagem!